Peseira – Descubra o que é e como utilizar na decoração do quarto

As camas tradicionais estão sendo substituídas por modelos box. Com essa mudança, um item ganhou destaque nos enxovais da casa, a peseira.

Peseira agora tem destaque e importância na decoração da cama e esse post é para te mostrar o que é uma peseira, como você pode escolher e por qual motivo ela é indispensável para a sua decoração.

Confira o que preparei para você, mas antes, que tal dar uma olhada em Como montar uma cama perfeita?

O que é peseira?

Uma peseira é uma manta que você utiliza no pé da cama. Sua função é dar charme à decoração e praticidade no dia a dia. Sabe aquele dia que chegou em casa e quer tirar um cochilo após o almoço sem precisar desmanchar toda a cama? Então, basta colocar os pés sobre a peseira.

As peseiras não são feitas apenas de tecido. Além disso, são colocadas nos pés da cama ou naqueles bancos postos juntos à cama e que servem como apoio. Antigamente, se usava como peseira o baú, onde era guardado o enxoval de cama.

Como escolher uma peseira para a minha cama?

Entendendo melhor o que é uma peseira, agora é fundamental saber como escolher qual a certa para a sua cama ou sua decoração.

o que é peseira
Modelo de peseira crochê. Fonte: Casa e Construção

O correto de uma peseira é que ela tenha tamanho maior do que a largura da cama. A mesma largura de uma colcha ou edredom são ideais. Dessa forma, como ela pode ser dobrada, a altura não importa muito, desde que também não seja exagerada.

O ideal é que a peça seja 20 cm menor de cada lado do que o tamanho da sua colcha ou cobre leito.

Escolhendo a cor

Qual a cor, tecido ou estampa das peseiras depende do estilo de toda a decoração do quarto e das roupas de cama. Se você gosta de coisas mais exclusivas e também versáteis, o modelo em tecido jacquard é ideal para você.

Por outro lado, seu estilo seja mais minimalista, simples, a de tricô é a peça certa. Quanto às cores ou estampas, dependerá da proposta da sua decoração.

o que é peseira
Nas cores, o que vale é sua imaginação e a decoração do seu quarto. Fonte: Casa e Construção

Mais do que uma simples peça de decoração, as peseiras deixam sua cama com maior charme. Assim, são como o toque final da decoração em que são colocadas.

Materiais da peseira

As peseiras podem ser encontradas em diversos modelos, cores e tecidos. Nesse sentido, a utilização da peça vai depender do seu gosto e da decoração do seu quarto.

o que é peseira
As peseiras pele fake são ótimas para utilizar no inverno. Fonte: Casa e Construção

Dentre os tecidos mais comuns estão:

  • pele fake:  são os modelos produzidos com material que emita peles de animais e, por isso, são cheios de pelinhos. Por conta disso, são ótimas opções para usar no inverno;
  • jacquard: conhecido por ser uma peça exclusiva e versátil, com fios entrelaçados e desenhos únicos. Assim, podem ser utilizadas em qualquer época do ano e para todos os estilos de decoração;
  • tricô: é uma peça conhecida por ser quentinha e muito linda. As peseiras em tricô, assim como a pele fake, são utilizadas mais no inverno e possuem desenhos diversos. Logo, podem ser utilizadas em vários tipos de decoração;
  • suede: as peseiras suede são utilizadas em decorações minimalistas e com proposta mais sofisticada;
  • cashmere: conhecido por possuir trama bem macia, toque aveludo, além de combinar com variados estilos de decoração.

E aí, o que achou do post? Se gostou, deixe seu comentário e diga pra gente qual tipo de peseira você mais gosta! Ah, não deixe de conhecer mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais:  Facebook e Instagram. 

Confira também com que frequência você deve trocar o lençol de cama!

Perguntas frequentes!

O que é peseira?

Uma peseira é uma manta que você utiliza no pé da cama. Ou seja, sua função é dar charme à decoração e praticidade no dia a dia.

Como usar peseira na cama?

O correto de uma peseira é que ela tenha tamanho maior do que a largura da cama. A mesma largura de uma colcha ou edredom são ideais. Dessa forma, como ela pode ser dobrada, a altura não importa muito, desde que também não seja exagerada.
O ideal é que a peça seja 20 cm menor de cada lado do que o tamanho da sua colcha ou cobre leito.

Como escolher uma peseira?

Qual a cor, tecido ou estampa das peseiras depende do estilo de toda a decoração do quarto e das roupas de cama. Se você gosta de coisas mais exclusivas e também versáteis, o modelo em tecido jacquard é ideal para você. Por outro lado, seu estilo seja mais minimalista, simples, a de tricô é a peça certa. Por fim, quanto às cores ou estampas, dependerá da proposta da sua decoração.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Últimos Posts

×