Pano de prato – Aprenda dicas de como cuidar, limpar e tirar manchas

Foto Pano de Prato Comum

O pano de prato é um dos acessórios indispensáveis na cozinha. Com ele você pode enxugar a louça, proteger os alimentos ou utilizá-los como peça de decoração. Porém, quando o pano começa a ter manchas ou ficar amarelado, ele mais atrapalha do que ajuda, não é?

Dessa forma, quando o pano não é lavado e higienizado de maneira adequada o material pode acumular bactérias. Além disso, por conta do manuseio, pode ocorrer o acúmulo de gordura e manchas, caso não seja trocado com frequência.

Para que isso seja evitado, o recomendado é ter vários panos de prato ou trocar sempre o material. Você também pode seguir dicas de como lavar e cuidar do seu pano. Quer saber como? Vamos te contar tudo!

Mas antes, que tal dar uma olhada na variedade de panos de prato que a Santana Enxovais oferece?!

Dicas de como cuidar e limpar o seu pano de prato

Para que o seu pano de prato tenha maior durabilidade alguns cuidados básicos devem ser tomados. Um deles, por exemplo, é não lavar com amaciante, pois o produto pode deixar as fibras do tecido endurecidas.

panos de prato
Pano de prato Silva

Também é importante evitar deixar o pano de prato molhado ou todo enrolado. Coloque-o sempre para secar estendido após o uso.

Além disso, você pode:

  1. Ter sempre mais de uma opção de pano de prato e estabeleça diferentes funções para cada um (enxugar a louça, proteger os alimentos, decoração, etc);
  2. Lavar os panos de prato sempre separados de outras roupas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo;
  3. Fazer a troca do pano com frequência para evitar o desgaste do material.

E para tirar encardidos ou amarelados?

Para clarear o pano de prato encardido aposte em um molho poderoso. Use água, sabão em pó e água sanitária. Lembre-se: a água sanitária pode ser usada se o pano for branco, pois os coloridos costumam desbotar.

Tampa panela.

Agora, antes de colocar o pano nesse molho, esfregue-o com sabão de coco. Em seguida, deixe na solução por 6 horas, retire do molho e esfregue novamente, finalizando com um bom enxágue.

Outra dica para quem cozinha todo dia e faz frituras é recomendado trocar o pano diariamente para evitar acúmulo de sujeira, proliferação de fungos e bactérias. Se você cozinha esporadicamente e não faz muitas frituras ou só prepara lanches, pode trocar o pano de prato a cada 2 dias.

panos de prato
Kit 3 peças Pano de prato atoalhado Lepper.

Confira aqui os principais tipos de tecidos para panos de prato!

O que achou desse post? Se gostou, não deixe de compartilhar e deixar seu comentário. Além disso, conheça mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais: Facebook Instagram.

Aproveite e confira também Dicas para comprar cortina para cozinha. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Últimos Posts

×