Como limpar pano de prato? Confira dicas úteis para o dia a dia

como lavar pano de prato

O pano de prato é um dos acessórios indispensáveis na cozinha. Com ele você pode enxugar a louça, proteger os alimentos ou utilizá-los como peça de decoração. Porém, quando o pano começa a ter manchas ou ficar amarelado, ele mais atrapalha do que ajuda, não é? E limpar pano de prato pode se tornar complicado. 

Dessa forma, quando o pano não é lavado e higienizado de maneira adequada o material pode acumular bactérias. Além disso, por conta do manuseio, pode ocorrer o acúmulo de gordura e manchas, caso não seja trocado com frequência.

Para que isso seja evitado, o recomendado é ter vários panos de prato ou trocar sempre o material. Você também pode seguir dicas de como lavar e cuidar do seu pano. Quer saber como? Vamos te contar tudo!

Mas antes, que tal dar uma olhada na variedade de panos de prato que a Santana Enxovais oferece?!

Dicas de como cuidar e limpar pano de prato

Para que o seu pano de prato tenha maior durabilidade alguns cuidados básicos devem ser tomados. Um deles, por exemplo, é não lavar com amaciante, pois o produto pode deixar as fibras do tecido endurecidas.

kit pano de prato
toalha para salão branca

Também é importante evitar deixar o pano de prato molhado ou todo enrolado. Coloque-o sempre para secar estendido após o uso.

Além disso, você pode:

  1. Ter sempre mais de uma opção de pano de prato e estabeleça diferentes funções para cada um (enxugar a louça, proteger os alimentos, decoração, etc);
  2. Lavar os panos de prato sempre separados de outras roupas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo;
  3. Fazer a troca do pano com frequência para evitar o desgaste do material.

Pano encardidos ou amarelados, e agora?

Limpar pano de parto pode não ser tarefa fácil. Porém, você pode seguir algumas dicas que vão deixar seu pano branquinho outra vez. Preparamos uma lista incrível para você, confira:

         1. Molho poderoso

Para limpar o pano de prato encardido, aposte em um molho poderoso. Dessa forma, use água, água sanitária e sabão em pó. Mas, lembre-se: a água sanitária só pode ser usada se o pano for branco, pois os coloridos irão desbotar. Antes de colocar o pano nesse molho, esfregue com sabão de coco. Em seguida, deixe na solução por 6 horas. Por fim, retire do molho, esfregue novamente e enxágue.

tampa panela
tampa panela

         2.  Sabão em pó e bicarbonato de sódio 

Isso mesmo, essa mistura é poderosa! Coloque uma colher de bicarbonato de sódio em água fervente. Em seguida, coloque os panos de prato dentro, simples e prático!

         3. Rodelas de limão 

Com água fervendo, coloque rodelas de limão e depois os panos de prato. Essa opção é ainda mais simples que a anterior.

toalha gourmet
toalha para cozinha gourmet

Quando trocar o pano de prato?

Para quem cozinha todo dia e faz frituras é recomendado trocar o pano diariamente para evitar acúmulo de sujeira, proliferação de fungos e bactérias. Se você cozinha esporadicamente e não faz muitas frituras ou só prepara lanches, pode trocar o pano de prato a cada 2 dias.


pano de prato atoalhado lepper

Confira aqui os principais tipos de tecidos para panos de prato!

O que achou desse post? Se gostou, não deixe de compartilhar e deixar seu comentário. Além disso, conheça mais sobre a Santana Enxovais nos seguindo nas redes sociais: Facebook Instagram.

Aproveite e confira também Dicas para comprar cortina para cozinha. 

Perguntas frequentes!

Como desencardir pano de prato?

Pra dar um jeito naquele pano de prato encardido ou amarelado é simples. Ou seja, você precisa ferver a água em uma panela grande, adicionar a mistura de 1 colher (sopa) de vinagre com 1 colher (sopa) de sabão em pó e, em seguida, colocar os panos ali dentro.

Onde comprar pano de prato no atacado?

Você pode encontrar as melhores opções na Santana Enxovais, como o Kit Pano De Prato Silva 12 Peças, confeccionado em tecido de algodão de alta gramatura, enxuga com facilidade e traz mais beleza e charme para sua cozinha!

O que tira mofo de pano de prato?

Uma das dicas é colocar em um recipiente com água quente 1 colher de chá de bicarbonato. Em seguida, deixe o pano de prato por, aproximadamente, 30 minutos de molho. Por fim, é só enxaguar e lavar normalmente.

Como limpar pano de prato?

Para limpar o pano de prato encardido, aposte em um molho poderoso. Dessa forma, use água, água sanitária e sabão em pó. Mas, lembre-se: a água sanitária só pode ser usada se o pano for branco, pois os coloridos irão desbotar. Antes de colocar o pano nesse molho, esfregue com sabão de coco. Em seguida, deixe na solução por 6 horas. Por fim, retire do molho, esfregue novamente e enxágue.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Como limpar pano de prato? Confira dicas úteis para o dia a dia”

  1. Pingback: Utensílios de cozinha - Descubra o que não pode faltar no enxoval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira os Últimos Posts

×